sábado, 28 de fevereiro de 2009

Igreja Romãnica de Airães - Felgueiras

A Igreja de Airães é uma das mais interessantes do concelho. Fundada no séc X, possivelmente por D. Arias Nunes, Bispo de Dume, ou por Ariane, filho de Mumadona, a quem pertenceu.
Em 1394, passou a pertencer à ordem de Avis, em 1517 à ordem de Malta e à de Cristo, da qual foi importante Comenda, vindo a tornar-se uma simples Igreja Paroquial em 1384.Templo de estrutura românica, com modificações nos sécs. XVII e XIX. Da primitiva traça conserva o pórtico de quatro arquivoltas, cujos arcos assentam em colunas com capitéis lavrados com motivos fitomórficos. O interior fruto das reconstruções sofridas, está parcialmente revestido a azulejos do séc. XVII.
Fonte:Camara Municipal de Felgueiras

Igreja Romãnica de Airães - Felgueiras






















Igreja Romãnica de Airães - Felgueiras





























Igreja Romãnica de Unhão - Felgueiras

A Igreja do Salvador de Unhão é um estimável testemunho da arquitectura românica portuguesa. O portal principal, de excelente qualidade, apresenta um conjunto de capitéis vegetalistas considerados entre os melhores esculpidos de todo o românico do Norte de Portugal. Apesar das transformações que foi recebendo ao longo do tempo, conservou-se a epígrafe que regista a Dedicação de uma igreja anterior, em 28 de Janeiro de 1165. A referência ao Magister Sisaldis nesta epígrafe e a existência de uma série de siglas com um S de grande dimensão parecem indicar o nome do mestre da obra, elemento raro no panorama da arquitectura românica portuguesa. A matriz de Unhão, de planta longitudinal, conserva a nave de construção românica. Nesta nave, construída durante a primeira metade do século XIII, é patente o encontro de soluções decorativas próprias da região do Vale do Sousa com outras provenientes da região de Braga. A imagem de Nossa Senhora do Leite é uma escultura em calcário policromo de origem desconhecida. Apresenta uma iconografia da época gótica apesar da rigidez das formas. Fonte:guia da cidade

Igreja Romãnica de Unhão - Felguiras
























Igreja Romãnica de Meinedo - Lousada

MEINEDO

Povoado importante, cuja história nos remete a épocas anteriores à nossa nacionalidade. Habitada nas terras altas em povoados fortificados, com a romanização aparecem novos povoados nas terras que mais se adequam à prática da agricultura.
Existem vestígios de uma forte fixação de povos de origem germânica, após as invasões bárbaras e que consistem num capitel esculpido e um sarcófago. Foi sede de Bispado (documentado no Concílio de Lugo)e diz a tradição popular que Santo Tirso teria sido Bispo de Meinedo, local onde acobou por ser martirizado.
Esta Igreja apresenta um programa arquitectónico muito preso ao românico rural. A sua datação deve ser situada entre o final do século XIII e o início do século XIV, embora o templo perpetue esquemas decorativos e soluções construtivas que seguem os modelos românicos. A Igreja apresenta uma planta de uma única nave e cabeceira rectangulares, ambas com cobertura de madeira. O portal principal tem as arquivoltas decoradas com motivo de pérolas num arranjo próprio do gótico rural. Apesar desta datação tardia, o prestígio da Igreja é muito grande. Meinedo foi sede de um Bispado no século VI.

Igreja Romãnica de Meinedo - Lousada